Coisas de trintona...

Fevereiro 08 2004
Li uma vez um artigo numa revista que dizia que em qualquer relacionamento (embora o artigo se referisse a relacionamentos amorosos) existe sempre um «giver» e um «taker», ou seja, há sempre um que é o que dá mais na relação e o outro que recebe sempre mais, que dá pouco. Referia-se o artigo ao facto de haver pessoas que não são capazes de deixar de dar e outras que são egoístas por natureza num relacionamento.

Há sempre um que cede mais, que dá mais, que cuida mais, que se cala mais, que tolera mais, que é mais dependente... o «giver». E dizia o artigo que na grande maioria dos casos de ruptura do relacionamento, essa faz-se pelos «givers», quando chegam ao ponto de saturação e de tomarem consciência de que necessitam de mais.

Eu, por exemplo, sempre me considerei uma «giver» embora tenha atitudes de «taker» porque sou exigente, e embora nunca tenha sido eu a terminar um relacionamento. Penso, pela minha experiência, que quando se é um «taker» manifesto também se incorre na ruptura pelo «giver». Ou seja: quando há um «taker» passivo ou um «taker» superactivo (exigente).

E vocês? Já pensaram sobre isso? Vêem-se como «givers» ou como «takers»?
publicado por 30girl às 23:57

A meu ver por vezes somos givers e por vezes takers. Não ha uma relaçao padrao. O importante é q sendo ou uma coisa ou outra sejamos sempre nos proprios e estajamos sempre bem com nós mesmos.
Que tenhamos a percepçao, juntam. com o outro, como é q a relaçao melhor funciona, sem prejuízo para ninguem.
Acho q encontrando este equilibrio estaremos a contribuir p uma relaçao harmonica.
trintapermanente a 11 de Fevereiro de 2004 às 22:39

Completamente giver... para tudo tem de existir um equilibrio.
Paulo a 11 de Fevereiro de 2004 às 16:39

Hitchhiker: aquele artigo de que falei afirmava que cada um de nós é por natureza um taker ou um giver, que temos esse padrão em todos esses relacionamentos, embora eu concorde contigo quando dizes que podemos ser ambos consoante os diferentes relacionamentos. Obg pelo teu comentário :)
30girl a 11 de Fevereiro de 2004 às 00:32

É uma teoria engraçada e condensa bem alguns pontos de vista que partilho.

É claro que também acho que grande parte de nós funciona nos dois modos: giver e taker nas diversas relações e até na mesma relação, em diferentes fases desta, o que está intimamente ligado com as relações de poder mais ou menos óbvias que se estabelecem.

hitchhiker a 10 de Fevereiro de 2004 às 00:55

Giver... mas com limites... os abusos ficam sempre registados e quando explodo, eles saiem todos cá pra fora, com datas, locais, situações, etc... mas tb é preciso muito para explodir :)
bearchase a 9 de Fevereiro de 2004 às 03:48

O blog da segunda adolescência.
mais sobre mim
Fevereiro 2004
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

16
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29


pesquisar
 
blogs SAPO